← Voltar ao Blog

José e Maria tiveram relações sexuais após o nascimento de Jesus?

Junho 02, 2023

José e Maria tiveram relações sexuais, de acordo com a análise protestante de Mateus 1,25?

Imediatamente já respondo: não!

É necessário fugir da rasa análise bíblica, pois o fundamentalismo bíblico já nos trouxe problemas demais.

A Virgindade de Maria é inquestionável, não somente antes, mas durante e depois do parto, precisamos assim fazer análise sobre o texto utilizado pelos protestantes, ao tentarem refutar o Dogma da Virgindade Perpétua.

O texto utilizado está em Mateus 1,25; onde temos o original traduzido do Grego e que pode ser confirmado na Vulgata de S. Jerônimo diz: "E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus."

Aqui fica fácil interpretar que não há indícios de uma possível relação sexual após o nascimento de Jesus; pelo contrário esse ponto fortalece a fala de Maria em Lucas 1,34, quando diz: "Como se dará isso, pois não conheço homem?"

O problema está em uma tradução protestante de 1994 conhecida como ACF(Almeida Corrigida Fiel) que expõe o texto da seguinte forma "E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.

Note que a palavra "até" ("éos" no grego) dá a conotação de que José e Maria não tiveram relações sexuais antes do nascimento de Jesus, mas depois sim. No entanto podemos facilmente refutar esse "até".

Nas Sagradas escrituras tanto no antigo testamento como no novo, não indica que um fato obrigatoriamente tenha acontecido depois do "até". Temos por exemplo Micol, filha do Rei Saul no emblemático texto "E Micol, filha de Saul, não teve mais filhos até o dia de sua morte" II Samuel 6,23

O que entender do texto? Que depois de sua morte teve filhos?

Neste ponto o argumento usado pelos protestantes é a afirmação de que os Católicos usam o hebraísmo, analisando o Antigo Testamento que foi escrito em hebráico; em detrimento do Novo, escrito em grego.

No entanto no Novo Testamento também contém exemplos; qual será a desculpa agora? Vamos comprovar?

Vejamos o texto: "Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo?. Mateus 28,20. Note que aqui temos também o emprego de "éos" que significa: "até", que nos leva a fazer o questionamento à pseudo-análise protestante: "Jesus estará conosco somente até o fim do mundo? Depois não?"

Então concluímos que o "até" não implica em um ato posterior a ele, não prova que Maria e José tiveram relações sexuais após o nascimento de Jesus.

Bom, e sobre os supostos irmãos de Jesus em Marcos 6,3? Falaremos disso mais adiante.

Diácono João Victor Mariano.




Seja um evangelizador

Ajude-nos a propagar essa espiritualidade mariana.