← Voltar ao Blog

Maria não disse SIM à Deus

Junho 16, 2023

As reflexões marianas desse pobre diácono não se limitam à Teologia e Dogmática Católica, no entanto o apostolado que empreendemos na internet geram muitas polêmicas, sobretudo com irmãos de outras religiões.

Notou o quanto intrigante é a afirmação que dá título a esse estudo?

Quero partilhar com você uma das últimas perguntas que respondi no meu perfil do Instagram, trata-se da resposta que Maria Santíssima deu à Deus em Lucas 1,38. Vamos ao texto da resposta? 

"Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela." Lucas 1,38

O fato é que a minha argumentação está em torno de que a resposta de Maria não foi genérica, ou seja rasa. Afirmo também que caso a resposta fosse "SIM", podia neste ponto ser uma resposta generalizada, portanto Maria responde algo mais certo e imediato ou seja "FIAT".

A argumentação protestante é de que a exegese desse texto não pode se basear na tradução de São Jerônimo, pois essa está em latim e não no grego.

Sendo assim fiz um estudo minucioso do texto original do grego desse Evangelho - que realmente foi escrito em GREGO.

O que São Jerônimo traduz como "FIAT" (faça-se) na Vulgata, está em total consonância com original  "génoitó" - que significa "nascer, acontecer, tornar-se". Então não há equivoco em afirmar que Maria não disse "SIM", mas "Faça-se, Torne-se, que aconteça".

Até ai tudo bem, creio que ninguém pode se antepor a esses argumentos. No entanto outra objeção foi da minha afirmação sobre a resposta "SIM" ser genérica ou trivial demais para momentos importantes como a resposta de Maria, pois facilmente podemos responder algo e agir de outra forma. Para não correr esse risco, Maria respondeu: "FAÇA-SE".

O texto que me foi apresentado na tentativa de refutação foi: "Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disso vem do Maligno." Mateus 5,37. A tentativa de refutação está em dizer que Jesus disse para respondermos com propriedade e verdade e isso é inegável. Mas ao mesmo tempo Jesus mostra que a resposta pode ser falsa mesmo com um "sim". Aqui a própria palavra coloca em xeque as respostas "sim" e "não", fica implícito de que elas podem ser deturpadas, ou seja - o que é "sim" pode ser facilmente convertido em um "não" e vice-versa, vejamos na Bíblia exemplos do que afirmo.

Por exemplo em Mateus 21,28-30 onde temos o texto: "Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: Meu filho, vai trabalhar hoje na vinha. Respondeu ele: Não quero. Mas, em seguida, tocado de arrependimento, foi. Dirigindo-se depois ao outro, disse-lhe a mesma coisa. O filho respondeu: Sim, pai! Mas não foi." Vemos nesse trecho que nem sempre o sim é sim e nem sempre o não é não.

Outro exemplo temos em João 21,15-22, onde Jesus pergunta pergunta três vezes se Pedro o amava. A resposta de Pedro foi "sim", mas por que Jesus não sentiu firmeza em suas respostas? 

Outra ligação que faço na resposta é associar a resposta de Maria à Gênesis, quando acontece a criação. Ao criar todas as coisas, Deus usa uma palavra semelhante ao "génoitó", trata-se do "genithíto" - que significa "nascer, existir, haja", essa palavra também denota o imediato, o agora, mostrando a importância do momento, obviamente não é uma resposta de Deus e sim uma ordem Dele; mesmo assim o sentido do imediatismo e urgência permanecem.

Sendo assim concluímos com esse estudo de que Maria responde "FIAT", para que sua resposta seja imediata, certa e sem voltas, diferente de um mero "sim" que pode facilmente se tornar em um "não".

Deus abençoe você

Seu irmão

Diácono João Victor Mariano



Seja um evangelizador

Ajude-nos a propagar essa espiritualidade mariana.